Vantagens da MLC
-
A Calil Madeiras trouxe uma nova tecnologia com um design inovador e sem limites. Algo que hoje em dia é muito utilizado nos países Europeus e Norte Americanos (E.U.A e Canadá), a Madeira Laminada Colada (MLC). Com ela podemos fazer estruturas que nunca poderíamos imaginar!
Curvas? É possível! Flexibilidade de Dimensões? É possível! Com MLC tudo torna-se mais acessível, em qualquer forma e tamanho.
A MLC apresenta várias vantagens sobre os outros produtos engenheirados de madeira, sendo as principais:
- Grandes envergaduras: A MLC se caracteriza por uma alta capacidade de carga e um baixo peso próprio, o que nos permite componentes de pequenas dimensões e grandes envergaduras.
- Formas Livres: A MLC nos proporciona uma grande flexibilidade com curvaturas, arqueadas e dobradas em sua forma.
- Altas resistência ao fogo: Uma estrutura de MLC é mais segura que um aço desprotegido em caso de incêndio. Nesses caso a camada carbonizada é formada ao redor do núcleo reduzindo a entrada de oxigênio e calor atrasando assim o colapso.
- Estabilidade Dimensional:A MLC é produzido em umidade de 12%, o que corresponde a uma umidade de equilíbrio de 20C e 65% de umidade relativa. O comportamento de contração e inchamento se reduz ao mínimo.
- Material Resistente: A MLC é resistente a substancias químicas e agressivas.
- Número menor de ligações: : Em comparação com as estruturas de madeiras feitas com peças maciças, os elementos concebidos em MLC exigem um número bem menor de ligações, uma vez que são previstos para grandes dimensões.
- Sua Leveza: A leveza dessas estruturas oferece também maior facilidade de montagem, desmontagem e possibilidade de ampliação. Além disso, com o peso "morto" sendo menor se comparado com outros materiais, significa economia nas fundações.
- Matéria Prima RENOVÁVEL: A matéria-prima utilizada para fabricar a MLC vem das florestas manejadas e funciona sob o princípio da sustentabilidade para as gerações. Assim, não só o nosso material bruto está sempre disponível, mas também cresce de forma constante.
- Resistência Mecânica: Uma viga de madeira e uma de aço, com a de mesma massa, observa-se a mesma capacidade de resistência. Da mesma maneira, se for feita a comparação entre uma viga de madeira e uma de concreto, com o mesmo volume, observa-se que as duas possuem o mesmo poder de resistência, sendo que neste caso a de madeira fica aproximadamente cinco vezes mais leve que a de concreto.
- Energia para fabricação
-
Para melhor mostrar a utilização de energia na fabricação de materiais para construção vamos utilizar o quadro acima.
Vamos supor que para se produzir 1 tonelada de madeira para a construção civil se utiliza 1 barril de petróleo, se mantermos esse pensamento e estendermos para os outros materiais de construção terão que para se produzir 1 tonelada de cimento precisaríamos de 5 barris de petróleo e para a produção de 1 tonelada de vidro teríamos 14 barris de petróleo e por final para a produção de 1 tonelada de aço precisaríamos de 24 barris de petróleo, ou seja, para se fabricar a 1 tonelada de aço teremos que utilizar 24 vezes mais energia do que a de madeira e 14 vezes mais energia para vidro e 5 vezes mais energia para cimento.
Concluímos então que a madeira além de ser um material renovável e que ajuda no consumo de CO2, ela também utiliza menos energia na sua fabricação agredindo menos o meio ambiente.