APLICAÇÕES

Residenciais

As casas construídas com elementos estruturais em madeira MLC apresentam na própria construção um diferencial na linguagem arquitetônica. A dinâmica quanto ao tamanho e forma das vigas e pilares pode dar às casas aparência exclusiva, desde a estrutura do corpo principal, até terraços, varandas e, ainda, nas áreas externas, em pergolados, quiosques, spa e assemelhados, sempre aliando beleza, segurança e longevidade.

Pergolados

Utilizados para reduzir a incidência solar ou simplesmente como estrutura decorativa em ambientes abertos e externos, a criatividade de arquitetos e decoradores ao utilizar a madeira MLC na construção de pergolados tem deixado essas estruturas cada vez mais atraentes e aconchegantes.

Encontram-se pergolados de madeira MLC nas clínicas de relaxamento e estética, restaurantes, clubes, resorts e hotéis, como solução para valorizar e compor a paisagem de ambientes externos. Jardins e espaços naturais são adornados com pergolados em madeira MLC para não retirar o aspecto natural do local. Garagens ou simples adorno de fachadas em construções residenciais e comerciais também utilizam pergolados como diferencial arquitetônico.

Abrigos Externos

A predominância da madeira em abrigos externo e quiosques em geral é uma constante, justamente porque trata-se de um produto natural que alia funcionalidade à beleza, mantendo-se o padrão arquitetônico e linguagem visual de ambientes ao ar livre.

Espaços Urbanos

No exterior se utiliza cada vez mais madeira MLC na construção de aparelhos urbanos tais como aeroportos, mercados públicos, estações ferroviárias e rodoviárias, bibliotecas, teatros, galerias, etc. Isto, pois, além da beleza a madeira MLC possibilita a construção de estruturas com grandes vãos livres, que normalmente são necessários nesse tipo de obra. Indiscutível, também, a praticidade e rapidez na montagem das estruturas em madeira MLC, sendo que as vigas e pilares seguem praticamente prontas para montagem nas obras.

Pontes e Passarelas

A utilização da madeira MLC na construção de pontes e passarelas em parques, praças, clubes é perfeita, pois combina a beleza da madeira, que se integra sem igual à paisagem, e a resistência, uma vez que os elementos estruturais utilizam madeira tratada com preservativos e adesivos à prova d’água, tornando-os extremamente resistentes às intempéries à que essas estruturas invariavelmente se expõem.

Templos Religiosos

A possibilidade de erigir estruturas grandiosas é uma das principais vantagens de se utilizar a madeira MLC na construção de templos religiosos. Igualmente o aspecto visual é sobremaneira importante.

Além das estruturas de madeira MLC dispensarem outros ornamentos para a beleza do local, muitos templos têm como inspiração antigas construções que serviram de referência histórica religiosa, cujo principal emento construtivo da época era a madeira.

Adegas e Destilarias

Para armazenagem de vinhos em garrafas ou barris, em sua grande maioria as adegas são construídas com arquitetura rústica, nos moldes das áreas de estocagem e envelhecimento existentes nas vinícolas.

Além de um ambiente decorado pelos próprios materiais que compõem a construção, a predominância da madeira nas adegas visa compor uma melhor iluminação e climatização do ambiente, fatores que interferem diretamente na qualidade do vinho. Com efeito, a utilização de estruturas em madeira MLC é perfeita para esse tipo de construção.

Arenas

Arenas esportivas construídas com elementos estruturais em madeira MLC indiscutivelmente são mais bonitas. Quadras de tênis, riding arenas (picadeiro para adestramento de eqüinos e equitação), pistas de patinação e ginásios esportivos em geral podem ser construídas utilizando madeira MLC, justamente porque esse material possibilita construções com grandes vãos livres.

Outra vantagem, por exemplo, em relação ao aço, é que os elementos em MLC oferecem maior resistência ao fogo, pois são menos eficientes na condução de calor. Testes internacionais mostram que o interior de vigas e pilares em madeira MLC resistem ao fogo que atinge a parte periférica das peças, evitando, assim, o colapso das estruturas a que se inserem.

Outro aspecto importante de se considerar, é que a utilização da madeira aumenta a qualidade acústica local, uma vez que estruturas de aço são mais suscetíveis a produzir eco, tornando a prática dos esportes desconfortável, assim como para os espectadores.

Pavilhões Industriais

Pavilhões industriais são geralmente construções de extensas dimensões, que necessitam dispor das menores intervenções estruturais possíveis. Viável, pois, a aplicação da madeira MLC nesse tipo de estrutura, haja vista que as peças podem chegar a 20 metros de comprimento. Com um projeto adequado imensas áreas, com imensos vão livres podem ser construídas.