Madeira
-
A idade da madeira é maior que a história da humanidade. As idades da pedra, ferro e bronze são parte do progresso da humanidade, mas a madeira - uma fonte renovável - tem permanecido sempre em moda. Como material de construção, a madeira é abundante, versátil e facilmente obtida. Sem ela, a civilização como conhecemos teria sido impossível. Quase metade da área do Brasil é floresta. Se tecnologicamente manipulada e protegida de desastres naturais causados por fogo, insetos e doenças, as florestas vão durar para sempre. Conforme as árvores mais velhas são retiradas, são substituídas por árvores novas para reabastecer a oferta de madeira para as gerações futuras. O ciclo de regeneração, ou campo de sustentação, pode facilmente superar o volume que está sendo utilizado.
Conheça 10 boas razões para preferir a madeira em vez de outros materiais de construção
- Utilizar produtos de madeira ajuda a preservar as florestas - as florestas geridas de forma sustentável apresentam um aumento da massa florestal, onde a taxa de árvores em crescimento supera largamente a taxa de árvores cortadas.
- A madeira é uma esponja de carbono - em crescimento, uma árvore absorve quase uma tonelada de CO2 por cada metro cúbico de crescimento. Este CO2, retido na madeira, continua afastado da atmosfera mesmo quando a madeira é transformada em produto acabado. Desta forma, a madeira contribui fortemente para a redução dos gases que provocam o efeito de estufa.
- A madeira é um material renovável e versátil - os produtos em madeira podem ser reconvertidos em outros produtos, ao longo do seu tempo de vida útil, e mesmo os resíduos de madeira podem ser utilizados para a produção de energia limpa.
- A madeira é um material forte e resistente - a madeira é o material de construção com maior ductibilidade. Esta característica permite que a madeira seja elástica e resista a condições extremas, como é o caso dos sismos. No sismo do Haiti (2010), alguns dos edifícios que resistiram à catástrofe tinham estrutura em madeira. Por outro lado, a reconstrução de L'Áquila, que sofreu também um violento sismo em 2009, está a ser feita à base de produtos hi-tech em madeira (engineered wood products).
- A madeira é bela - nenhum outro material de construção proporciona o conforto, o calor, a beleza e a possibilidade de criar que a madeira oferece.
- A madeira é um excelente isolante térmico e acústico - as construções que utilizam a madeira como elemento construtivo poupam energia e CO2; como isolante térmico a madeira é 15 vezes melhor que o betão, 400 vezes melhor que o aço e 1770 vezes melhor que o alumínio. A madeira é uma solução competitiva quando se trata de edifícios onde a eficiência térmica é um requisito inquestionável.
- A madeira é durável - a madeira foi um dos primeiros materiais de construção utilizados pelo Homem, e encontramos um pouco por todo o mundo construções milenares em madeira que permaneceram até aos nossos dias.
- As estruturas em madeira podem ter um elevado nível de pré-fabricação - os produtos em madeira actualmente existentes no mercado possibilitam a pré-fabricação das construções em fábrica, reduzindo os custos e a necessidade de mão de obra e minimizando o impacto no local de implantação.
- A madeira não enferruja - a madeira mantém o seu aspecto natural por muito tempo.
- A madeira resiste melhor ao fogo do que o aço - ao contrário do aço que, quando sujeito a elevadas temperaturas, funde e faz com que a estrutura caia em pouco tempo, a madeira carboniza lentamente, de fora para dentro, permitindo a evacuação do edifício.